A Prefeitura de Figueirão, através da Secretaria Municipal de Saúde via Departamento de Endemias, vem criando estratégias de atuação contra a Dengue, e informa a todos os moradores do Município que estão sendo mobilizados vários setores da Prefeitura para estarem se unindo à população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor da Dengue, Zicavírus e Chikungunya.
Com a chegada da época das chuvas e de altas temperaturas, que são propícios para o aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, a Dengue tem se alastrado por todo o Estado, castigando a população.
Em Figueirão, no momento, as ações de bloqueio mecânico, para extinção de possíveis focos, estão concentradas nos bairros da cidade.
Uma das maiores preocupações da Secretaria de Saúde é com a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, que são os causadores da Dengue, Chikungunya e Zicavírus, responsável pela má formação de fetos (chamada de Microcefalia), além de aumentarem os atendimentos emergenciais da Atenção Básica no município, por conta dos sintomas da Dengue (febre, dores no corpo e desidratações).
A equipe do Departamento de Endemias, que conta com a supervisora/coordenadora Josiane Nogueira Lima e com os Agentes de Endemias Ivan Moreira Lima, João Victor da Silva e Rivaldo Sandim, não mede esforços para combater o mosquito, através de visitas domiciliares e de notas de esclarecimento à população.
Segundo o secretário de Saúde, Pedro Alexandre Ubiali, “é muito importante a participação da população nesse processo, limpando seus quintais e recebendo bem os Agentes de Endemias, que podem ajudá-los e orientá-los, no combate ao mosquito transmissor dessas doenças”.
#saúdepublica
#dengue
#endemias
ASSECOM/PMFigueirão – Fotos: Assecom/PMF