Comprometidos com a população costarriquense, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa e a secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal receberam na tarde desta sexta-feira, 03 de julho de 2020, na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – MS, o secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende.
Durante sua permanência em Costa Rica, Geraldo Resende realizou visita técnica nos 10 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva – da Fundação Hospitalar inaugurados em 06 de maio de 2020. A solenidade, na época tinha a presença confirmada do secretário Estadual de Saúde, mas o mesmo não conseguiu comparecer devido ao mau tempo para decolagem/pouso.
“Aqui é o resultado concreto que, quem acredita em saúde, consegue fazer uma saúde de qualidade”, afirmou Geraldo Resende durante a visita técnica na Fundação Hospitalar.
O prefeito por sua vez agradeceu a presença do secretário Geraldo Resende e reafirmou que o município busca a regionalização. “Após a pandemia, vamos trabalhar para que os nossos 10 leitos de UTIs sejam habilitados e fiquem definitivamente para a população da nossa cidade e região, e nós sabemos da sua competência para novas parcerias”, afirmou Waldeli.
“Eu quero agradecer imensamente ao prefeito pela disponibilidade de construirmos em 33 dias essa UTI. Ele nos deu toda liberdade para nós fazermos uma Unidade de Terapia Intensiva de verdade. Agradeço imensamente a todos os funcionários, vereadores e em especial ao senhor Dr. Geraldo, pelo seu compromisso com a saúde de Costa Rica”, declarou Adriana Tobal.
Também prestigiaram da visita técnica o presidente da FHCR José Alcides Simplício, o diretor de eventos da ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica – Anderson Dias, as vereadoras professora Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral e Rosangela Marçal Paes, e os vereadores Lucas Lázaro Gerolomo, Antônio Divino Félix e Claudomiro Martins Rosa.
Saúde na Hora
O secretário Geraldo Resende também esteve inaugurando oficialmente, junto com as autoridades municipais, o Programa Saúde na Hora que é credenciado nos ESFs – Estratégia de Saúde da Família – Vale do Amanhecer; Flor do Cerrado e ESF Rural.
O objetivo do programa que tem parceria com o Ministério da Saúde e Governo Estadual é ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na Atenção Básica.
O Programa Saúde na Hora é uma iniciativa federal que amplia os recursos mensais repassados a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde, além de manterem as portas abertas durante o horário de almoço.
Com a ampliação do horário de atendimento, a população poderá fazer consultas médicas, odontológicas e de pré-natal, colher exames laboratoriais, tomar vacinas e ter acesso a todos os serviços ofertados nas unidades de saúde da Atenção Básica – principal porta de entrada ao SUS e onde é possível solucionar até 80% dos problemas de saúde do cidadão.