Em evento realizado na manhã da última quarta-feira, 12 de junho de 2019, o Governo de Costa Rica – MS por meio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – em parceria com o Ministério Público do Trabalho fez a entrega de medalhas aos alunos das Escolas Municipais que participaram do Projeto “MPT na Escola: De Mãos Dadas Contra o Trabalho Infantil” e realizou a exposição das atividades desenvolvidas pelos estudantes.
Divididas em cinco categorias – conto, poesia, música, desenho e curta metragem – as atividades foram desenvolvidas sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, por alunos do 4º ao 7º ano das Escolas Municipais Francisco Martins Carrijo, Fábio Rodrigues Barbosa, Vale do Amanhecer e Professor Adenocre Alexandre de Morais.
De acordo com a coordenadora do projeto em Costa Rica, professora mestre Nelize Vargas, após a exposição serão selecionadas as melhores atividades em cada categoria que serão encaminhadas para a etapa estadual do projeto.
Em seu discurso, a secretária de Educação, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, parabenizou os participantes pela criatividade e empenho nas tarefas desenvolvidas bem como os professores e coordenadores envolvidos no projeto.
“O MPT na Escola em Costa Rica possibilitou a participação de crianças e adolescente nas ações de mobilização contra o trabalho infantil. Os trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos e apresentados estão belíssimos, demonstrando o elevado comprometimento de cada participante e sem dúvidas merecedores de disputarem a etapa estadual. Nosso reconhecimento também aos professores e coordenadores por estimularem a consciência crítica dos alunos sobre a temática” enalteceu a gestora.
Para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, que visitou a mostra, o trabalho na infância deve ser combatido. “Trabalho é para adulto. Criança deve estudar e brincar, viver a infância, não deve pular esta fase”, destacou o gestor que estava acompanhado da primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social, Aurea Maria Frezarin Rosa.
Também participaram do evento o juiz de direito da Vara da Infância e Juventude, Marcos Abreu de Magalhães; o vereador Claudomiro Martins Rosa, representando a Câmara Municipal; a coordenadora de Educação para o trânsito, professora Dulcinéia Rosa; o comandante do 19º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Costa Rica, 2º Tenente QOBM Samuel Pedrozo Borges; diretoras, professores e coordenadores, entre outras autoridades municipais.
Projeto
O “MPT na Escola: De Mãos Dadas Contra o Trabalho Infantil” consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
Busca-se, com o referido projeto, intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.