O 2º tenente da Polícia Militar Ambiental (PMA) Anderson Ortiz Dias trabalha normalmente durante operações contra a pesca predatória em Coxim.
O comandante da PMA na cidade esteve envolvido em discussão com o pescador Márcio Ferreira Vaz de Souza, de 34 anos, na sexta-feira (10). Ele baleou Souza na perna direita.
Conforme a assessoria de imprensa da PMA, o motivo da discussão seria a intensa fiscalização nos rios da cidade contra a pesca predatória. Esse trabalho não seria aceito por muitos pescadores.
“A PMA não vai amansar as fiscalizações nos rios, vamos continuar intensificando os trabalhos”, informou o porta-voz da coorporação, tenente-coronel Ednilson Queiroz.
Ainda segundo o oficial, o comandante agiu em legítima defesa. “O pescador entrou falando que daria um tiro na cara dele [tenente] e a todo momento, o tenente tentava afastá-lo, isso pode ser visto no vídeo. O pescador poderia ter tomado a arma da mão dele e a situação poderia se agravar”, afirmou.
A Corregedoria da Polícia Militar apura o caso. Na Polícia Civil, o caso foi registrado como ameaça e o tenente figura como vítima. A reportagem entrou em contato com a delegada Silvia Elaine Girardi, mas ligações não foram atendidas.
“Se a corregedoria não achar indício de crime, não haverá inquérito”, relatou o coronel.
INTERNADO
O pescador, ferido na perna, foi internado no sábado (11) na Santa Casa de Campo Grande, onde passou por avaliação de possível cirurgia, mas procedimento foi descartado pelos médicos.
A assessoria de comunicação da unidade informou que o paciente não corre risco de morte e permanece internado na enfermaria, sendo tratado.
FILMAGEM
Vídeo concedido pela PMA mostra momento em que o tenente Anderson Ortiz Dias atira na perna do pescador, Márcio Ferreira Vaz de Souza, em uma rádio, na cidade de Coxim.
Em nota, a PMA esclareceu que o comandante da coorporação em Coxim “só atirou para evitar danos maiores”.
VEJA O VÍDEO
correiodoestado.com.br